segunda-feira, 19 de abril de 2010

Émile Durkheim


Objeto central da sociologia de Émile Durkheim, um fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.

Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

Durkheim, nascido em 1858 na cidade francesa Épinal, fazia parte de uma família pobre de origem judia. Durkheim é considerado como um dos fundadores da Sociologia, essa é um ramo das ciências humanas que estuda as relações sociais e seus fenômenos. Durkheim ingressou na Escola Normal Superior de Paris em 1879, depois de 8 anos ele se tornou o primeiro professor na França de Ciência Sociológica.

Algum tempo depos, precisamente entre os anos de 1893 e 1895, Durkheim escreveu as suas duas principais obras: Da divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Social e As Regras do Método Sociológico. A partir dessas obras constituiu com elas várias ideias, o desenvolvimento de um conceito acerca da importância do grupo, nos quais a abordagem leva em consideração o conjunto de crenças e sentimentos comuns que refletem nas relações entre os membros de uma determinada sociedade.

Para Durkheim o fundamental para uma sociedade alcançar uma evolução e desenvolvimento é necessário que a nação ou país focalize seus investimentos na educação, como base do processo, sendo que de acordo com o nível de educação elevado certamente iria produzir um melhor desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.

    ResponderExcluir